
A escola foi fundada em 20 de fevereiro de 1960, pelo prefeito Américo Cadorin, no Bairro da Estação, com o nome de Escolas Reunidas Caetano Bez Batti.
Seu patrono, o Sr Caetano Bez Batti, nasceu em Urussanga em 1878, sendo o primeiro filho de imigrantes nascido nesta localidade, vinte dias após a chegada dos italianos. Seu pai chamava-se Pietro Bez Batti e sua mãe, Francisca de César Bez Batti, imigrantes italianos da cidade de Longarone.
A criação da escola atendeu a uma demanda crescente de crianças em idade escolar, pois o Grupo Escolar Barão do Rio Branco estava com um número excessivo de alunos, refletindo os desejos da comunidade local.
A escola começou funcionando provisoriamente em um barracão próximo à Estação Ferroviária, sendo depois transferida para um local onde hoje está a Capela Nossa Senhora Aparecida. Com o passar dos anos, a escola já não possuía mais condições de abrigar os estudantes e foi determinada a construção de uma nova escola, onde hoje está instalada a expedição de cargas da Cerâmica Urussanga (CEUSA).
Em 1963, passa a pertencer à Rede Pública Estadual e recebe a denominação de Escola Reunida Estadual Caetano Bez Batti, funcionando com classes de 1ª a 4ª série ou ciclo primário.
Dez anos depois de sua fundação, a escola recebeu autorização para o funcionamento do Ciclo Básico completando assim o 1º grau, com a denominação de Escola Básica Caetano Bez Batti.
Em 1978, por ocasião das comemorações do centenário de colonização do nosso município, nossa escola foi transferida para o local onde funciona atualmente. Em 1986, foi autorizado o funcionamento do 2º grau, passando a ser chamada de Colégio Estadual Caetano Bez Batti, o primeiro da rede estadual no município de Urussanga.
Passaram por este estabelecimento como Diretores: Sonia Ferraro, Maria Cancelier de Brida, Elaine Damiani dos Santos, Maria Isabel Bettiol Feltrin, Murilo João Nesi, Amauri Miottello, Maria Bernardete Bom, Soraia Nitz, Stela Maris Dagostin Talamini, Maria de Lourdes Dalponte Zanelatto, Juraci Broca, Andreza Cristina Bonetti, Amauri Miottello, e Márcio Lucas da Cruz.
Atualmente, é denominada Escola de Educação Básica Caetano Bez Batti e tem como gestores os professores, Márcio Lucas da Cruz, no cargo de diretor, Gabriela Dos Santos De Lucca e Alan Dutra, como assessores de direção.